quinta-feira, 24 de março de 2016

'BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA' : CANSATIVO E MUITO CONFUSO, LONGA ENTREGA QUASE TUDO O QUE PROMETE E DÁ INÍCIO AO UNIVERSO DC NO CINEMA


SINOPSE:

Após os eventos vistos em  'O Homem De Aço', Superman (Henry Cavill) divide a opinião mundial - afinal para salvar o mundo de Zod,  ele destruiu Metrópolis.

Enquanto muitos o consideram o grande salvador da humanidade, outros não concordam com sua permanência no planeta.

Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos do alter ego de Clark Kent e decide retomar o manto de Batman para enfrentá-lo.

Enquanto os dois brigam, uma nova ameaça, o monstro Apocalipse, é criado por Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e eles tem de se unir, juntamente com a Mulher-Maravilha (Gal Gadot), para acabar com a ameaça.

Em meio a tudo isso, Clark desenvolve uma relação próxima com Lois Lane (Amy Adams).

CRÍTICA:

Nos últimos anos, a parceria do estúdio Warner Bros. com a editora de quadrinhos DC Comics, que também pertence ao grupo Time-Warner, nos entregou poucos altos e muitos baixos.

'Superman – O Retorno' (2006) foi um fiasco, precisou do reboot 'O Homem de Aço' (2013), que também não atingiu o  resultado esperado.

Já a vencedora trilogia do 'Cavaleiro das Trevas' de Chris Nolan se fecha em seu próprio arco e 'Lanterna Verde' (2011), todos sabemos, foi no mínimo constrangedor.

A parceria tem os dois maiores super-heróis dos quadrinhos - Superman e Batman - e começou a perceber o potencial de suas propriedades quando a rival Disney (dona dos direitos dos heróis da Marvel) construiu seu universo cinematográfico, costurando histórias e transformando merchandising em rios de dinheiro.

Pior para a DC/Warner: os filmes da Marvel tem qualidade e é essa a parte mais difícil, fazer algo que tenha ressonância.

Enquanto a Disney/Marvel precisou lançar cinco filmes antes de juntar todos os seus personagens em 'Os Vingadores: The Avengers' (2012), a DC/Warner, cansada de tomar bordoada, fez o caminho inverso.

Logo após a estreia de 'O Homem de Aço', começou a ser falado que muito em breve a Warner lançaria 'O Homem de Aço 2' e que este longa finalmente daria início ao aguardado Universo Cinematográfico da DC.

Só que em meses o projeto mudou: da segunda parte da história do filho de Krypton, o roteiro agora incluía o Batman, a Mulher-Maravilha, o Flash, o Aquaman e o Ciborgue - todos eles membros fundadores da Liga da Justiça dos quadrinhos.

Crítica | Batman vs Superman: A Origem da Justiça
Ben Affleck, Gal Gadot e Henry Cavill, em banner promocional do longa - Imagens dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.
Nascia aí 'Batman vs Superman: A Origem da Justiça', que estreia hoje em 917 salas em todo o Brasil - inclusive nas 12 salas IMAX que já temos no país.

Assim como 'O Homem de Aço', o filme é extremamente sombrio, o clima tenso permeia todas as cenas e tudo é excessivamente dramático.

Graças à visão muito particular do diretor Zack Snyder - que, aliás sempre entrega mais do mesmo desde '300' - temos aqui poucos alívios cômicos, o que deixa todo o filme, interminável e cansativo de se ver, pesado, sem grande alegria e totalmente afastado daquele sentimento de “estar maravilhado”, que estamos habituados quando assistimos a um filme de super-herói.

Batman VS Superman
O Batman vestido com sua armadura
Snyder é um realizador limitado, que enche suas obras com overdoses de efeitos especiais e é péssimo em dirigir atores, principalmente nas cenas mais importantes e dramáticas.

Assim, se grande parte do que faz “um filme de herói” é transformar adultos em crianças novamente, fazer os sonhos se concretizarem, os espectadores que toparem pagar ingresso e se sentarem por quase três horas numa sala de cinema para se sentirem miseráveis e muito piores do que entraram serão somente os fãs ardorosos.

Lógico, o filme vai ser um dos campeões de bilheteria do ano, mas poucos retornarão ao cinema para vê-lo novamente.

Ao mesmo tempo, é preciso admirar a coragem da DC ao se manter fiel ao seu espírito original e não copiar o “Jeito Marvel de fazer filmes”, como sendo a solução do seu universo cinematográfico.

Batman VS Superman 2
O Superman depõe numa audição no senado americano
Se existe mercado para os dois tipos de escolha, uma produção sombria e ao mesmo tempo com classificação indicativa de 12 anos, é no mínimo contraditória.

Seja como for, o filme acaba funcionando e mostra tudo aquilo que os fãs estavam esperando - apesar do cansaço, ninguém sairá completamente insatisfeito da sala de cinema.

Na trama, após os eventos apresentados em 'O Homem de Aço', nos quais a cidade de Metrópolis foi quase reduzida a cinzas – ecoando muito o trágico 11 de setembro em Nova York – o bilionário Bruce Wayne (Ben Affleck) resolve que o alienígena conhecido como Superman é muito mais uma ameaça que um salvador.

Muitos pensam igual a ele, inclusive o jovem igualmente bilionário Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que toma atitudes mais extremas para que tal “ameaça” seja dizimada de seu planeta.

O ricaço psicótico então resolve colocar Superman e Batman, os maiores heróis da Terra, para duelar.

O longa não tem furos gritantes ou aparentes no roteiro, escrito a quatro mãos por Chris Terrio (Oscar por 'Argo') e David S. Goyer (trilogia 'O Cavaleiro das Trevas').

Só que o espectador, depois de ficar com a bunda chata por passar tanto tempo sentado no cinema, vai embora com a certeza de que este é “um filme do meio”, um sentimento de que esta história não começou aqui e tampouco terminou.

Batman Vs Superman - A Origem da Justiça : Foto Gal Gadot
Gal Gadot como a Mulher-Maravilha
A aparição de diversos personagens da DC, com destaque para a Mulher Maravilha (Gal Gadot), que aliás, aparece muito mais como Diana Prince do que como a princesa amazona, são estrategicamente plantadas como migalhas para os filmes que virão.

Dois detalhes em especial chamam bastante atenção – duas sequências de “sonho” de Bruce Wayne, que devem ser melhor trabalhadas no futuro.

Por fim, a sensação de grandiosidade é aumentada pela boa trilha de Hans Zimmer, que destaca a importância de certas cenas e só acrescenta a tremenda dimensão da coisa toda.

Quanto ao elenco:

Se Gal Gadot tem poucos diálogos e aparece somente em momentos cruciais da trama, Henry Cavill aparece melhor - tanto como o Superman mas, principalmente, como Clark Kent.

Se o seu super-herói só dá pro gasto e não chega nem perto ao desempenho memorável de Christopher Reeve, principalmente no longa de 1978, seu Clark incorpora maneirismos de um repórter experiente, incisivo e questionador nos momentos certos.

Amy Adams continua se esforçando, mas Lois Lane não é papel para ela: Lois tem de se mostrar, ao mesmo tempo, uma combativa repórter e uma mulher apaixonada pelo Superman - e a atriz não entrega, nem uma coisa, nem outra.

Outro equívoco na escalação é Jesse Eisenberg como o vilão Lex Luthor: canastrão ao extremo, o regular ator entrega um Luthor mais histriônico do que psicótico, que por vezes parece uma cópia mal tirada do Coringa de Heath Ledger.

Ao menos na sua cena final mostra que Luthor ainda não deu a sua cartada final - que deve ser a trama dos filmes da 'Liga da Justiça'.

Batman VS Superman 4
Jesse Eisenberg e Amy Adams: mal escalados
Nos coadjuvantes, se Laurence Fishburne continua sendo o pior Perry White de todos os tempos, Holly Hunter dá show como a senadora Finch, engolindo Eisenberg em todas as (muitas) cenas em que contracenam.

Agora, depois de vermos Ben Affleck em ação é que temos a certeza do porquê o filme se chamar 'Batman Vs Superman' - e não o contrário.

Affleck está sensacional em todas as suas cenas - tanto como Bruce, quanto como o Batman e leva basicamente a seriedade do filme, carregando o protagonismo da obra com grande desenvoltura.

Quando contracena com Gal Gadot, a química e tensão sexual entre os dois é irresistível.

Batman VS Superman 3
Diana e Bruce: irresistíveis
Já quando contracena com o Alfred de Jeremy Irons, a parceria e a cumplicidade dos dois transparece em cada diálogo - afinal, mesmo chamando Bruce de "patrão" todo o tempo, aqui Alfred não é seu mordomo e sim, seu parceiro na luta contra o crime, que constrói seus bat gadgets e orienta suas ações, via rádio.

Quanto aos figurinos, em meio a vestidos espetaculares, usados por Diana Prince,  e ternos bem cortados, usados por Bruce Wayne, os uniformes do trio de heróis são funcionais e passam verdade - os fãs vão adorar ver o Batman com o uniforme dos quadrinhos e não com aquela armadura que o Morcego usa desde o filme de Tim Burton, de 1989.

Batman VS Superman 5
A batalha dos heróis
Na direção de arte e cenários, temos um batmóvel espetacular e uma nova batcaverna - na verdade, uma construção de aço e vidro repleta de tecnologia e plantada no meio da caverna.

O novo QG do Morcego replica a nova casa de Wayne, também de vidro e à beira de um lago, no terreno da antiga mansão, aparentemente também destruída na batalha de Superman com Zod e palco de um diálogo memorável entre Bruce e Alfred.

Holly Hunter, como a senadora Finch
Enfim, o longa que dá o pontapé inicial para o Universo Cinematográfico da DC - que a Warner já batizou de DC Filmes - apesar do excesso de computação gráfica, das escalações de elenco equivocadas e da duração, que deixa o espectador cansado no cinema, satisfará os entusiastas, fãs e fanáticos.

Para o restante, serve como entretenimento passageiro.

SPOILERS:

O longa não traz grandes segredos para quem já viu todos os trailers e prévias lançadas pela própria Warner, ao longo dos meses que precederam o lançamento.

Mesmo assim, vamos recapitular os já vistos e os que você só vai ver no cinema - se você não quiser saber, PARE DE LER AQUI:

1. 
Bruce agora mora numa futurista casa de vidro, a poucos passos da antiga Mansão Wayne, que aparece toda destruída.
2.
A destruição pode ter sido por conta da batalha do Superman com o General Zod, já que no longa, Metrópolis e Gotham City são cidades vizinhas, separadas apenas por uma baía.
3. 
Bruce começou a pegar raiva do Superman no dia da batalha deste com Zod: o milionário estava em Metrópolis e aparece nas ruas ajudando as vítimas.
4.  
Bruce e Clark se encontram pela primeira vez num evento de Luthor. 
O milionário vai lá a bordo de uma Aston Martin DB-5 igual á de James Bond (só que preta) para roubar os dados dos computadores de Luthor, mas Clark usa sua super audição e ouve todos os diálogos dele com Alfred, que o guia pelo lugar até que ele possa plugar um gravador.
5. 
Quando vai retirar o equipamento, Bruce percebe que ele foi roubado pela bela, sedutora e enigmática Diana Prince, que se apresenta como uma colecionadora de arte.
6. 
Depois ela devolve o equipamento a Bruce, dizendo que os dados estão criptografados e que ela não conseguiu ver nada.
7. 
Na batcaverna, Bruce quebra a criptografia, que revela uma vasta pesquisa de Lex Luthor sobre meta humanos - é a deixa para vermos duas aparições em vídeo do Flash de Ezra Miller, uma do Aquaman de Jason Momoa e outra, onde um cientista constrói o Ciborque.
8.  
Mas o que mais chama a atenção de Bruce é uma foto em que Diana aparece vestida de guerreira: antiga, a foto tem a data de 1916, o que prova ao melhor detetive do mundo que Diana é uma meta humana imortal.
9. 
Na foto, aparece parte do elenco do filme solo da Mulher-maravilha, inclusive Steve Trevor (Chris Pine) ao lado dela.
10. 
Para que o Homem de Aço tope batalhar com o Batman, Luthor sequestra Lois e a mãe de Clark, Martha (Diane Lane) - ou seja: Luthor sabe que o Superman e Clark Kent são a mesma pessoa.
Quando salva a mãe de Clark dos bandidos de Luthor, após uma luta espetacular, o Batman diz a Martha que é "amigo do seu filho".
11. 
A batalha dura pouco, é muito intensa e só para quando Superman, já enfraquecido pelas bombas de kryptonita que o Batman jogou nele, pede que o Morcego "salve Martha'. 
Bruce fica tocado ao saber que a mãe de Clark tem o mesmo nome da sua mãe, Martha Wayne.
12.
Martha e Thomas Wayne aparecem durante a abertura, que revive seus assassinatos, o enterro, Bruce criança fugindo e caindo na grande caverna sob sua mansão.
13. 
No final, os morcegos da caverna envolvem Bruce e o levitam, até que ele chegue à abertura de onde caiu - esse final se revela um sonho.
14.
Outro sonho, já visto num dos trailers, é aquele em que o Batman está num deserto, combatendo uma tropa que usa o 'S' do Super na farda. 
Depois de Batman ser capturado, o Superman chega, é reverenciado pela tropa e tira o capuz do Morcego, revelando sua identidade.
15. 
Com auxílio de kryptonita, Luthor corta as impressões digitais do corpo de Zod, o leva para dentro da nave que ainda se encontra em Metrópolis, usa as impressões digitais para ter acesso à tecnologia alienígena e cria o monstro Apocalipse  a partir do cadáver de Zod.
16.
A batalha final é entre Superman, Batman e Mulher-Maravilha (que só surge aí), contra Apocalipse. 
O monstro morre com uma lança de kryptonita feita pelo Batman, mas antes de morrer, acaba matando o Superman.
17. 
O Superman tem um enterro de herói em Metrópolis e Clark tem um enterro real em Smallville. 
Na cena final, no cemitério de Smallville, Bruce diz a Diana que eles devem reunir os meta humanos num grupo. 
Lois joga um punhado de terra sobre o caixão, já dentro da sepultura. 
A terra jogada em cima do caixão começa a tremer.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA'
Título Original:
BATMAN V SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE
Gênero:
Ação
Direção:
Zack Snyder
Roteiro:
Chris Terrio, David S. Goyer
Elenco:
Ahman Green, Amy Adams, Bailey Chase, Barton Bund, Ben Affleck, Callan Mulvey, Christina Wren, Dan Amboyer, Demi Kazanis, Diane Lane, Ezra Miller, Gal Gadot, Harley Wallen, Harry Lennix, Henry Cavill, Holly Hunter, Jason Momoa, Jena Malone, Jeremy Irons, Jesse Eisenberg, Joe Cipriano, Laurence Fishburne, Maggie Wagner, Marko Caka, Michael Cassidy, Nicole Forester, Ray Fisher, Sandhya Chandel, Scoot McNairy, Stephanie Koenig, Tao Okamoto, Will Blagrove
Produção:
Charles Roven, Deborah Snyder
Fotografia:
Larry Fong
Montador:
David Brenner
Trilha Sonora:
Hans Zimmer, Junkie XL
Duração:
153 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
24/03/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
DC Entertainment / Dune Entertainment / Syncopy
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário