quinta-feira, 18 de junho de 2015

'DIVERTIDA MENTE': 'ABORRECÊNCIA' DESVENDADA ATRAVÉS DAS EMOÇÕES NA MENTE DE UMA MENINA DE 11 ANOS


SINOPSE:

Riley é uma divertida garota de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco, Califórnia.

Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza.

Embora esses grupos sejam normalmente organizados, a chegada de Riley a uma nova escola faz com que todas as emoções se misturem.

CRÍTICA:

Fenômeno desde que foi criada, a Pixar Animation é um dos únicos estúdios que vai por diferentes caminhos cinematográficos sem perder sua identidade.

Através da Pixar, vimos brinquedos ganharem vida ('Toy Story'), uma casa voar com a ajuda de balões ('Up - Altas Aventuras'), um robô na missão de salvar a humanidade ('Wall-e') e a aventura de um peixe perdido em alto-mar ('Procurando Nemo').

Agora, seus animadores entram na mente humana para materializar e explicar emoções e comportamentos que nos guiam desde o nascimento.

Em 'Divertida Mente' - que estreia hoje em 526 salas em todo o Brasil - Pete Docter (que também dirigiu 'Up - Altas Aventuras', 'Monstros S.A.' e ajudou a criar outros sucessos do estúdio, como 'Toy Story' e 'Wall-e') nos entrega uma das animações mais originais e bem conduzidas dos últimos anos.

A trama nos mostra o que acontece dentro da mente de Riley, uma garota de 11 anos que dedica seu tempo ao hóquei, à família e aos amigos em Minnesota, mas que tem sua vida virada do avesso quando seus pais resolvem se mudar para São Francisco.

Enquanto sua vida é mudada drasticamente, o espectador é apresentado às cinco emoções básicas que mandam na cabeça da 'aborrecente': Alegria (Amy Poehler/Miá Mello), que comanda o restante das emoções e cuida para que nada saia errado; Tristeza (Phyllis Smith/Katiuscia Canoro); Raiva (Lewis Black/Léo Jaime); Nojinho (Mindy Kaling/Dani Calabresa) e Medo (Bill Hader/Otaviano Costa).

Divertida Mente : Foto
As emoções na mente de Riley - Fotos dessa postagem: Divulgação/Disney
A grande e perfeita sacada da animação é mostrar como cada um desses sentimentos abstratos são personificados, ganhando cores e formas distintas, cada um com seus trejeitos e modo de falar.

O campo da mente humana, ainda visto como misterioso e sombrio, aqui aparece como um grande playground, um solo fértil pronto para ser desvendado.

Na cabeça de Riley funciona uma espécie de torre de controle, com uma mesa cheia de botões e alavancas responsáveis por ativar certos sentimentos e comportamentos da garota.

Os cenários que delimitam o interior da mente da menina e o mundo real são bem delineados como dois mundos distintos, porém interdependentes e a forma dinâmica como é mostrada essa troca de cenários não deixa que a trama se torne monótona em nenhum momento.

Divertida Mente : Foto
As emoções na mente de Riley 
A riqueza de detalhes é maravilhosa: as memórias são representadas como bolas de boliche e todas são guardadas em grandes tubos de vidro e, mais tarde, enviadas para uma espécie de almoxarifado da mente, sendo sempre revisitadas por "fiscais" que decidem qual memória deve permanecer e qual deve ser apagada.

Em outro campo, um pequeno time composto por uma diretora e sua produção, assim como em um filme, se encarregam de criar os sonhos que a menina terá pela noite.

Há também uma sacada cômica sobre a suposta diferença na mente de homens e mulheres, além de uma surpresa bem legal para os fãs de animais nos créditos do filme (sim, até eles possuem um centro de controle de emoções!).

Divertida Mente : Foto
As emoções na mente de Riley 
Temos aqui uma animação inteligente, baseada num excelente roteiro, que sabe alimentar o imaginário popular - afinal, quem nunca ficou curioso para saber o que se passava na cabeça de outra pessoa?

A trama também revisita acontecimentos importantes que fizeram parte da vida de todos nós em algum momento - como os amigos imaginários, o primeiro dia na escola nova e o primeiro amor, o que a deixa também interessante para o público adulto.

Por outro lado, mais uma vez, o diretor Peter Docter conseguiu dosar assuntos mais sérios sem deixar de lado o bom humor e a ingenuidade, característica dos filmes infantis, tudo com diálogos primorosos e trama muito acima da média.

A garota Riley
O espectador, fascinado desde os primeiros minutos, não hesita, nem por um momento, em embarcar na aventura pela mente de Riley e sai do cinema sem arrependimentos.

Enfim, 'Divertida Mente' é uma animação cheia de vida, divertida, inteligente e que nos ensina que é necessário termos equilíbrio de nossas emoções.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'DIVERTIDA MENTE'
Título Original:
INSIDE OUT
Gênero:
Animação
Direção:
Pete Docter, Ronaldo Del Carmen
Roteiro:
Josh Cooley, Meg LeFauve, Pete Docter
Elenco de Vozes Originais:
Amy Poehler, Bill Hader, Bob Bergen, Carlos Alazraqui, Diane Lane, Jess Harnell, Kyle MacLachlan, Laraine Newman, Lewis Black, Lori Alan, Mindy Kaling, Paula Poundstone, Phyllis Smith, Richard Kind, Teresa Ganzel
Produção:
Jonas Rivera
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
102 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
18/06/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário