terça-feira, 30 de dezembro de 2014

OS 10 MELHORES FILMES DE 2014 - SEGUNDO O INTERNET MOVIE DATABASE


Todo final de ano somos assolados por dezenas e dezenas de listas disso e daquilo e justamente por isso, resolvi usar nessa retrospectiva do ano uma das mais respeitadas e confiáveis - a do IMdB.

Para quem ainda não conhece, o site IMdB (Internet Movie Database) é a mais antiga e a mais respeitada enciclopédia virtual dedicada ao cinema e à TV e está entre os 50 sites mais populares do planeta, com 160 milhões de usuários únicos mensais.

Hoje, o IMdB reúne quase três milhões de informações sobre filmes e episódios de seriados) e quase 7 milhões de informações sobre personalidades da industria - diretores, atores, atrizes roteiristas e etc.

Por isso, sua lista dos 'Melhores do Ano' é a mais respeitada do meio.

Para chegar à lista final, espectadores cadastrados dão notas de 0 a 10 nos filmes que viram e daí se extrai uma média que leva em conta diversos fatores.

Há também a nota dos críticos especializados em cinema - na lista, abaixo, preste atenção:
*Nota IMDB: Nota do público do site
**Metascore: Nota de críticos, usado para desempate

Os 10 melhores filmes de 2014 segundo o IMdB são:

DÉCIMO LUGAR:
10. A Culpa é das Estrelas, de Josh Boone
'A CULPA É DAS ESTRELAS', de Josh Boone

Com uma porção de adaptações de livros infanto-juvenis chegando aos cinemas – muitas delas pouco impressionantes - 'A Culpa é das Estrelas' gerava apreensão.

Primeiro, por lidar com um tema espinhoso como o câncer na adolescência, e segundo, por escolher duas estrelas em ascensão (Shailene Woodley e Ansel Elgort), algo que poderia ocorrer mais para atrair o público jovem do que realmente pela adequação dos dois ao projeto.

Felizmente, o filme supera estes preconceitos e revela-se uma ótima surpresa.

*Nota IMDB: 8,0/10
**Metascore: 69/100

Confira o trailer:


NONO LUGAR:
9. No Limite do Amanhã, de Doug Liman
 'NO LIMITE DO AMANHÃ', de Doug Liman

Tom Cruise está longe de viver o melhor momento de sua carreira.

Seu nome já não é mais sinônimo de sucessos de bilheteria, mas uma coisa é certa: ele está muito longe do fracasso que alguns tentam transformá-lo.

Se em 2013, estrelou a ficção científica 'Oblivion' - que tem bons momentos e um visual bem interessante - agora, um ano depois, volta a se arriscar no gênero com 'No Limite do Amanhã' e se sai ainda melhor.

O longa é uma espécie de filme de guerra com alienígenas e viagem no tempo, que consegue produzir momentos de ação, romance e, surpreendentemente, humor.

Não se trata de uma obra que irá mudar o universo da ficção científica, mas vai entreter, e bem, aqueles que forem em busca de uma ação inteligente e alucinante.

Nota IMDB: 8,0/10 (Público)
Metascore: 71/100 (Críticos)

Confira o trailer:


OITAVO LUGAR:
8. Como Treinar o Seu Dragão 2, de Dean DeBlois
'COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2', de Dean DeBlois

'Como Treinar o seu Dragão' conquistou o público com uma bela mensagem de tolerância, sobre a convivência pacífica entre humanos e dragões, aliada à sensível abordagem sobre deficiência física, que atinge ambas as espécies - tudo embalado numa roupagem caprichada da DreamWorks, com várias cenas de ação e uma animação de qualidade.

Em 'Como Treinar o seu Dragão 2', a proposta é investir no que deu certo no filme original e ampliá-lo ainda mais.

Tudo é maior: os desafios, os confrontos e, é claro, os dragões, Mas a essência permanece lá: a mensagem de tolerância, que permite que humanos e dragões superem as antigas desavenças e convivam pacificamente.

Nota IMDB: 8,0/10 (Público)
Metascore: 76/100 (Críticos)

Confira o trailer:


SÉTIMO LUGAR:
7. Operação Invasão 2, de Gareth Evans
 'OPERAÇÃO INVASÃO 2', de Gareth Evans

A sequencia do sucesso indonésio 'Operação Invasão' (The Raid, 2011), lançada esse ano, chega a ser melhor do que o primeiro filme, que foi sensacional.

Com certeza, um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos - e se você não assistiu ainda, assista!

A história se passa duas horas depois do término do primeiro filme, cuja história mostrava um grupo da SWAT tentando desarmar diversos traficantes protegidos dentro de um prédio.

Nota IMDB: 8,1/10 (Público)
Metascore: 71/100 (Críticos)

Confira o trailer do filme:


SEXTO LUGAR:
6. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, de Bryan Singer
 'X MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO', de Bryan Singer

Depois do desastroso 'X-Men - O Confronto Final' (2006), dirigido por Brett Ratner, o impacto da volta de Bryan Singer - de 'X-Men - O Filme' (2000) e 'X-Men 2'(2003) ao comando do universo mutante só não é maior com 'X-Men: Dias de um Futuro Esquecido' porque em 2011 foi lançado o ótimo 'X-Men: Primeira Classe', de Matthew Vaughn.

Se Singer tem um poder mutante é o de saber transportar para o cinema da melhor maneira possível o universo desses heróis.

E ele vai além - mantendo o melhor do longa-metragem anterior - como o cruzamento da história central com fatos históricos - e adicionando a luxuosa combinação de parte do elenco original das três primeiras produções com a nova geração de atores presentes em 'Primeira Classe'.

Nota IMDB: 8,2/10 (Público)
Metascore: 74/100 (Críticos)

Confira o trailer:


QUINTO LUGAR:
5. O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson
'O GRANDE HOTEL BUDAPESTE', de Wes Anderson

O novo longa do diretor americano gira em torno de um velho escritor (Tom Wilkinson) que decide contar a história do tempo que passou no Grande Hotel Budapeste, quando ficou conhecendo o dono do local (F. Murray Abraham), que lhe contou a história de como virou dono do lugar.

Ou seja: uma história dentro de uma história dentro de outra história.

O espectador, no entanto, não precisa ter medo de ficar confuso, pois tudo flui de forma muito natural, seja a mudança de narrador, seja a passagem de tempo dentro de cada trama.

Nota IMDB: 8,2/10 (Público)
Metascore: 88/100 (Críticos)

Confira o trailer:


QUARTO LUGAR:
4. Guardiões da Galáxia, de James Gunn
'GUARDIÕES DA GALÁXIA', de James Gunn

Depois de um 2013 pouco inspirado, com os fracos 'Homem de Ferro 3' e 'Thor: O Mundo Sombrio', a Marvel tem realmente motivos para comemorar em 2014, com dois grandes filmes: 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' e 'Guardiões da Galáxia' - esse último, o mais divertido longa das adaptações dos quadrinhos da Marvel.

Outro mérito do longa está na originalidade.

É claro que a palavra perde um pouco o sentido em se tratando de uma adaptação, mas dentro do universo Marvel, não havia sido lançado nada parecido, já que o longa conta com um frescor impressionante, traz novos personagens, jovens e carismáticos atores, além de um roteiro repleto de tiradas e boas cenas de ação.

Nota IMDB: 8,3/10 (Público)
Metascore: 76/100 (Críticos)

Confira o trailer:


TERCEIRO LUGAR:
3. Garota Exemplar, de David Fischer
 'GAROTA EXEMPLAR', de David Fischer

Cumprir expectativas não é algo fácil, seja com relação a algo que se espera muito - como um livro, um filme etc - ou com relação a um tipo de conduta, uma forma de viver a vida.

'Garota Exemplar' não só atinge a expectativa de que esperava por mais um grande trabalho de David Fincher, como ainda traça uma discussão muito interessante sobre a vida adulta, com um casal que é levado pela vida ou pela conveniência a se transformar num tipo de gente que antes detestavam: o marido frio e a mulher controladora.

O filme conta com Ben Affleck - o futuro Batman das telonas - que interpreta Nick e o faz de forma marcante.

O ator está realmente em uma nova fase de sua carreira e se mostra a escolha perfeita para o papel.

Nota IMDB: 8,4/10 (Público)
Metascore: 79/100 (Críticos)

Confira o trailer:


SEGUNDO LUGAR:
2. Boyhood - Da Infância à Juventude, de Richard Linklater
 'BOYHOOD: DA INFÂNCIA À JUVENTUDE', de Richard Linklater

Todo ano, o diretor Richard Linklater reunia a equipe por alguns dias e filmava algumas cenas, processo que durou exatos 12 anos - começando em em 2002, com o filme ficando pronto em 2014.

Só isso já seria o bastante para despertar a curiosidade do público, mas o longa é mais do que um projeto interessante: é algo único do ponto de vista cinematográfico.

Nota IMDB: 8,4/10 (Público)
Metascore: 100/100 (Críticos)

Relembre o trailer:


PRIMEIRO LUGAR:
1. Interstellar, de Christopher Nolan
'INTERESTELAR', de Christopher Nolan

É o filme mais ambicioso de Christopher Nolan - e olha que estamos falando do cara que fez a trilogia do 'O Cavaleiro das Trevas' e 'A Origem'.

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie.

Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos.

Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova "Terra".

Nota IMDB: 8,9/10 (Público)
Metascore: 74/100 (Críticos)

Relembre o trailer:


Clique nos links abaixo e leia as críticas do Blog para cada um dos filmes.
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário