quinta-feira, 27 de março de 2014

'RIO 2': INFERIOR AO PRIMEIRO, MAS COM AMAZÔNIA EXUBERANTE, PONTUADA POR MÚSICAS DIFERENCIADAS E ÓTIMA COREOGRAFIA


Na aguardada continuação 'Rio 2' - que estreia hoje em 815 salas em todo o Brasil - o casal de ararás azuis Blu (voz de Jesse Eisenberg) e Jade (voz de Anne Hathaway) vivem a vida perfeita com seus filhos, no Rio de Janeiro, ao lado de seus donos Túlio (Rodrigo Santoro) e Linda (Leslie Mann), que encontram pássaros de sua espécie na amazônia e os obrigam a partir para novas aventuras na região norte do país em meio à Copa do Mundo de 2014.

Só que nem tudo é perfeito, pois madeireiros ilegais vão criar problemas, assim como o pai de Jade e um vilão do passado, que retorna em busca de vingança.

A família na Amazônia - Fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil

Aqui, o grande achado da animação de Carlos Saldanha (também criador da saga 'A Era Do Gelo') é ambientar a maior parte da nova aventura na Amazônia e não no Rio de Janeiro, o que nos dá oportunidade de vermos nossa principal floresta absolutamente deslumbrante, colorida, com jogos muito criativos de luzes e sombras e presença da fauna local, com onças e sapos divertidíssimos.

Pena que, embora belo visualmente e com ótima trilha sonora, a animação deixa a desejar pela falta de criatividade e não consegue em momento algum superar o original.

A trama começa logo após o Réveillon, quando Túlio e Linda, na Amazônia estudando pássaros raros, descobrem  ararás consideradas extintas.

Eles anunciam para o mundo sua descoberta, só que com isso atrapalham os negócios de um contrabandista de madeira ilegal.

O casal Túlio e Linda

A partir daí e mesmo acostumados com a vida doméstica, Blu e Jade decidem ajudá-los a encontrar outros de sua espécie, se preparam para cruzar o país em busca de seus parentes perdidos e partem com os filhos para Manaus, onde conhecemos novos personagens, muito caricatos, exagerados e mexicanizados, o que deixa a trama um pouco rasa.

Assim, Roberto (Bruno Mars), uma arara galã, rivaliza com Blu pelo amor de Jade, Eduardo (Andy García)  é o sogro durão que quer um genro à altura, as ararás vermelhas são inimigas das azuis e até Nigel (Jemaine Clement), vilão do primeiro longa, retorna com dois capangas em busca de vingança - e isso sem falar dos madeireiros!

Roberto, amigo de infância, aparece para seduzir Jade

Ou seja: temos aqui personagens demais para acabar com a graça do protagonista e tempo de menos para resolver de forma coerente todas as tramas paralelas.

Apesar da narrativa muito inferior ao primeiro, a animação se salva, com méritos, pela trilha sonora inspirada e pelo visual impressionante, com Saldanha dando total atenção aos detalhes na hora de recriar a Amazônia com CGI.

Como resultado - e como sempre acontece nas produções assinadas por ele - as cores explodem na telona em ótimo 3D e as coreografias, inspiradas em danças brasileiras como carimbó, maracatu, ciranda e quadrilha junina, são ótimas e funcionam bem durante os números musicais, com canções deixando de lado o samba do primeiro longa e mostrando ao mundo outras sonoridades brasileiras.

Na amazônia, Jade reencontra seu pai, Eduardo

Aqui, o humor é extremamente físico e, se faltam tiradas inteligentes, como em 'Uma Aventura Lego' e 'Frozen - Uma Aventura Congelante', que impressionaram recentemente com canções também mais interessantes, Saldanha nos entrega uma animação tão musical quanto - a vantagem aqui é ter músicas criadas em português, que ficam mais naturais para o público brasileiro.

'Rio 2' é capaz de divertir as crianças sem deixar os pais entediados, o que já é um achado se levarmos em conta outras animações recentes.

Com personagens carismáticos - marca registrada de Saldanha - e ótimas sequências de ação, como uma animada partida de futebol, só faltou segurar a onda na hora de criar conflitos e desenvolver melhor as situações apresentadas.

Confira o trailer da animação:

*****
'RIO 2'
Título Original:
'RIO 2'
Gênero:
Animação
Direção:
Carlos Saldanha
Elenco de Vozes Originais:
Anne Hathaway , Bruno Mars, Jemaine Clement, Jesse Eisenberg, Leslie Mann, Rodrigo Santoro e outros
Roteiro:
Carlos Saldanha, Don Rhymer
Produção:
Bruce Anderson, John C. Donkin
Trilha Sonora:
Sergio Mendes
Duração:
108 min.
Ano:
2014
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
27/03/2014
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Blue Sky Studios
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário